Princípios Básicos de Proteção

Vamos falar sobre a radiação. Eu particularmente sou fascinada por ela, suas propriedades, aplicações, sua interação com a matéria. Mas, nem tudo são flores. Você provavelmente já ouviu falar dos perigos da radiação. Aquelas histórias das bombas atômicas e as polêmicas sobre o uso da energia nuclear. É meu amigo, radiação não é brincadeira, ela pode causar danos sérios à saúde e até matar.

O risco é muito grande, pra evitar qualquer problema, nada de radiação. Ninguém vai mais fazer Raios-X, esqueçam os medidores de nível, e energia nuclear então… Nem pensar! As coisas não são assim, não dá pra simplesmente ignorar suas vantagens. É ai que entra a Proteção Radiológica.

Organizações internacionais de proteção radiológica estabeleceram os Requisitos Básicos de Radioproteção; são eles: Justificação, Otimização e Limitação da dose. Resumindo é mais ou menos assim. A prática que use radiação só vai ser autorizada se ela for justificada, ou seja, se o benefício produzido for maior que o dano correspondente. Já que vai usar a radiação e não tem outro jeito, então use de forma otimizada, pra que a exposição seja a mais baixa possível. E, para o seu próprio bem, respeite os limites de dose estabelecidos.

Além dos requisitos básicos, há também os Fatores de Radioproteção: Tempo, Blindagem e Distância. A exposição à radiação é diretamente proporcional ao tempo, inversamente proporcional ao quadrado da distância e depende da blindagem. Calma, eu explico. Quanto mais tempo você ficar exposto maior a probabilidade de dano, quanto mais longe você estiver maior a segurança e a blindagem é a barreira física, uma placa de chumbo ou uma parede por exemplo. Tá achando muito? Eu disse que a parada é séria.

Agora que já dei uma noção geral de proteção radiológica, eu quero fazer uma comparação. Vem comigo. Vamos comparar a radiação com o mundo. “O mundo jaz no maligno” (I João 5:19) é tanta sujeira, desonestidade, mentira. Mas não dá pra sair do mundo. A gente tem que trabalhar, estudar, tem que ganhar gente pra Jesus. Isso tudo acontece no mundo. O próprio Jesus disse “não peço que os tire do mundo, mas que os livres do mal” (João 17: 15). Não somos do mundo, mas estamos nele. E precisamos ter cuidado para não nos contaminar.

Que tal usar contra o pecado os mesmos fatores de Proteção Radiológica?

Para o uso da radiação temos a proteção radiológica e para viver neste mundo em santidade e pureza temos os princípios estabelecidos pela palavra de Deus – a Bíblia. Jesus nos disse pra vigiar, temos que ser luz, justificar a nossa presença no mundo fazendo a diferença. Nos envolvendo o mínimo possível com os cuidados do mundo.

Que tal usar os mesmos fatores da radioproteção? Pra quê ficar tanto tempo ocupado com as coisas do mundo? Vamos gastar nosso tempo com coisas que fortaleçam o nosso espírito como a oração, a leitura da palavra e a edificação mútua. Vamos manter uma distância de segurança. Não estou falando só do pecado. Todo discípulo tem que se afastar do pecado. Eu diria mais, diria que temos que nos afastar das coisas que vão nos levar a pecar. A bíblia chama isso de concupiscência da carne e concupiscência dos olhos “essas coisas não são do Pai, mas do mundo” (I João 2:16). A armadura de Deus (Efésios 6: 11 -18) é a blindagem ideal para proteger o discípulo de Jesus.

Para encerrar quero falar sobre o decaimento radioativo. Por mais útil que a radiação seja com o passar das meias-vidas, sua utilidade vai acabando; e o mundo, por mais atrativo que pareça também tem seus dias contados. Não sou eu que estou inventando, tá na bíblia “o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (I João 2:17). A escolha é sua.

Um pensamento sobre “Princípios Básicos de Proteção

Deixe um comentário