Muda a Escala

Dia desses,estava comendo caranguejo com uns amigos. No meio da conversa,  me lembrei do contador Geiger ai fui explicar pra eles como funciona.

Muda a escala pra parar de apitar

O Contador Geiger-Muller é um detector de Radiação ionizante, usado para indicar a presença e medir a quantidade de radiação. O visor do contador tem mais de uma escala e o usuário deve escolher em qual delas quer ler a medida. Isso depende da quantidade de radiação.

Pra começar escolhemos a maior escala, se a radiação não for suficiente pra sensibilizar o medidor, passamos pra escala menor e assim sucessivamente até conseguirmos a medida. Quando a quantidade de radiação é grande e o ponteiro encosta no final da escala o contador emite um som. É um bipe bem chatinho de ouvir. Se começamos pela escala maior, e logo de cara o bipe apitar é sinal quem tem “muita radiação” no ar.

Se fossemos começar pela escala menor, seria um apitado chato até chegarmos à escala correta. Não sei se essa é a razão pra começar pela maior, mas lembro que quando fiz meu estágio curricular, a outra estagiária foi me mostrar como se fazia a medida, assim que ela ligou o contador ele começou a apitar. Na minha falta de experiência tive vontade de correr, imaginando que estava “vazando” radiação pra todo lado. Ela foi mudando a escala e me explicou que tudo estava dentro dos conformes.

Sabe aquelas pessoas que gostam de reclamar e colocar defeito em tudo? Ou está sempre falando mal de alguém e arrumando confusão? Quando lembro do detector de radiação tenho vontade de dizer “Vê se muda de escala, pra parar de apitar” Porque vamos combinar que esse apitado é muito desagradável.

A bíblia ensina que “daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne” (2 Coríntios 5:16) então temos que mudar a escala pra parar de achar defeitos nas pessoas. Murmurar então? Vamos mudar a escala e “Fazer todas as coisas sem murmurações nem contendas” (Filipenses 2:14).

A mudança principal que precisamos fazer na nossa vida é “não viver mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (1 Pedro 4:2).

Deixe um comentário